Governo investe R$20 milhões no evento, que homenageia o país em 2013
A Alemanha será invadida pela cultura brasileira em 2013. País convidado na Feira do Livro de Frankfurt, o Brasil planeja investir R$20 milhões em uma programação cultural que deverá englobar, além da participação de autores brasileiros nas diversas feiras de livros do país ao longo do ano, apresentações de dança, música e teatro.
A iniciativa faz parte da política do MinC de internacionalizar a literatura brasileira até 2020, e também contempla uma grande exposição de arte, concebida pelos cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, com o objetivo de refletir a força da criação artística no país. Além disso, o Museu de Arte Moderna de Frankfurt e o Jardim Palmengarten receberão, no mesmo ano, obras de Hélio Oiticica.
Frankfurt também ganhará variadas “estações brasileiras” – pontos de cultura espalhados por diferentes espaços da cidade -, além de apresentações da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do pianista Nelson Freire.
Neste domingo (14/10), dia do encerramento da feira deste ano, o escritor Milton Hatoum recebeu o bastão da Nova Zelândia, homenageado desta edição.
Comentário: Mais uma chance para o Brasil atravessar as fronteiras espalhando sua cultura. A Literatura do nosso país é riquíssima e precisa ganhar mais espaço para divulgação, não só para os de fora, mas principalmente para os daqui. O destaque na Feira do Livro de Frankfurt em 2013 mostra a importância e o valor do que é produzido aqui, e pode fazer com que nossa cultura seja mais valorizada por nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário