quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os diversos gêneros literários..

Quando estamos na escola, sempre nos deparamos em literatura com "gêneros literários". Mas o que é? Como é? Qual o objetivo? O que eu acho a respeito? Hoje irei explicar um pouco mais sobre o tema e tirar todas as dúvidas.



Gênero Narrativo
Consiste em narrar um fato ou uma história de ficção. Possui um enredo em que se tem uma situação inicial, as mudanças desta situação, um conflito, o clímax (tensão) e o epílogo (solução). Esse gênero é composto por alguns elementos: o narrador, o lugar, o tempo, o enredo/situação e os personagens.
Ainda dentro desta forma literária, existem alguns estilos diversos de escrita, como o romance, a epopeia, a fábula, a crônica, o conto, a novela e o ensaio.

Gênero Narrativo: Romance 

O romance engloba um enredo, um tempo, um lugar e os personagens. Nele, as ações realizadas ocorrem em conjunto e os personagens podem surgir no decorrer da história.
Vale ressaltar que o romance tem características que se aproximam da realidade.
O movimento do romantismo aqui no Brasil contou com vários autores renomados como: Jorge Amado, Graciliano Ramos e Machado de Assis.


Gênero Narrativo: Fábula
As fábulas são textos em que seus autores utilizam uma grande capacidade criativa. Um grande exemplo é que nessa modalidade de sentido figurado, os animais têm características de seres humanos como a fala, pensamento e etc. Usa-se das sátiras, críticas e são destinadas às criançasAutores como La Fontaine, George Orwell, Sá de Miranda, Monteiro Lobato e muitos outros são grandes escritores de fábulas.

Gênero Narrativo: Epopeia
Conhecido também como conto épico, é exclusivamente contado em versos, orais ou escritos. Nas epopeias, se contam histórias heroicas em que se preservam antigas tradições.
São constituídas por uma mistura de fatos históricos e de grandes realizações de seres reais ou mitológicos. Algumas obras fazem parte dessa modalidade literária como a Ilíada, a Odisseia, os Lusíadas, Jerusalém Libertada, Testamento e etc.

Gênero Narrativo: Novela
A novela consiste em uma narração que é menos duradoura e a história se passa ao redor de um personagem. Costuma ter entre 50 e 100 páginas e apresenta uma situação de conflito, que vai sendo desvendada durante a história.
Uma das obras que dá início a esse estilo literário da época do Renascimento é a de Giovanni Boccaccio, com seu livro, Decameron ou Príncipe Galeotto. A obra de Machado de Assis, "O Alienista" e "A Metamorfose", de Kafka, também representam esse modelo de literatura. 

Gênero Narrativo: Contos
Cinderela e o príncipe Wallpaper
Pequenas narrativas estruturadas em parágrafos e em seus textos possuem várias situações rotineiras. Os escritores de contos relatam acontecimentos do dia-a-dia, ocasiões bem populares. Esse gênero também se aproxima com poesias e crônicas.
Os contos cresceram em grandes proporções. Há famosas histórias como “O barba azul”, “Cinderela”, “O gato de boas”, e outras. 

Gênero Narrativo: Crônica
Crônicas são textos de curta duração, geralmente publicados em jornais. O cronista retrata os fatos, elaborando um pequeno texto, em que críticas, sátiras, indiretas e afins, podem ser usadas na sua visão do mundo. Existem diversos tipos de crônicas: a descritiva, humorística, dissertativa, narrativa, narrativo-descritiva, lírica, poética, jornalística e histórica. 
No Brasil, encontram-se diversos cronistas como Machado de Assis, Rubem Braga, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e outros. 

Gênero Narrativo: Ensaio
Os ensaios tem como característica apresentar ideais, de forma que o leitor pense a respeito de diversos assuntos. Não costumam ser formais e trabalham defendendo um ponto de vista, tendo provas científicas em mãos. Francis Bacon e Michael Montaigne foram os precursores desse estilo, que tempos depois surgiu muitos adeptos da escrita como Voltaire, Montesquieu, Sérgio Buarque de Hollanda, Thoreau e outros.

Gênero Dramático
Neste estilo literário o narrador conta a história enquanto os atores encenam e dialogam através dos personagens. Quanto aos estilos literários, esta modalidade literária compreende: tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.

Gênero Lírico
Esse gênero é geralmente expresso pela poesia, porém, não é toda poesia que pertence ao gênero referido, já que dependerá dos elementos literários inseridos nela. Quanto ao conteúdo, destacam-se Elegia, Idílio e écloga, Ode ou hino e Sátira.


Comentário: Enfim, posso concluir que entre diversos gêneros literários alguns me chamam mais atenção. O Dramático é um dos meus prediletos por conter comédia e tragédia juntos, fazendo com que em uma mesma leitura eu possa me conectar a dois mundos diferentes em um único lugar. Outro que também me chama muito atenção, é o Narrativo-Contos, porque além de falar sobre o cotidiano de uma maneira diferente, é muito próximo com poesias (o que acho fantástico).

Fonte: Livro Revisanglo 2011

Por Thaís Raposo dos Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário