Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação.
Quem comunica é a fonte e, do outro lado, está o receptor. O que se comunica é a mensagem. Pode ser vista, ouvida, tocada. As formas de mensagens podem ser: palavras, gestos, olhares, movimentos do corpo. As formas como as idéias são representadas são chamadas de signos. Em conjunto, formam os códigos: língua portuguesa, código Morse, Libras, sinais de trânsito.
“Os meios são usados pelos interlocutores para transmitir sua mensagem. São eles: o artesão usa o barro, sua mão, sua voz para transmitir conhecimento ao filho. O locutor usa sua voz, o roteiro, o disco, a emissora de rádio, a fita gravada” (BORDENAVE).
Antes do surgimento dos meios tecnológicos de transmissão de informação (TV, rádio, internet etc.), os meios de comunicação utilizados eram físicos, como os rios, navios, estradas etc.
Observações: comunicação, segundo Juan Bordenave, é basicamente o ato pelo qual as pessoas se relacionam e transformam a si e a realidade em que vivem. É importante lembrar que temos uma comunicação defasada que não responde aos anseios da sociedade, não estimula o crescimento da consciência crítica e da capacidade de participação. Tudo isso porque os meios de comunicação estão organizados e manejados segundo modelos ”exteriores” que visam mais o lucro, o prestigio, o poder e o domínio do que a construção de uma sociedade participativa, onde seja possível que as pessoas realizem plenamente seu potencial humano.
Fonte: http://goo.gl/UmC6l
Por: Giovanna Kiill
Nenhum comentário:
Postar um comentário