Foto: Divulgação |
As estradas federais registraram 108 mortes em decorrência de acidentes durante o feriado prolongado de Páscoa. O número é 10% menor do que os 120 óbitos registrados no mesmo período do ano passado.
A Operação Semana Santa começou a 0h de quinta-feira (28) e terminou a meia-noite de domingo (31). Nesses quatro dias, foram contabilizados 2.429 acidentes --9% menos que os 2.674 registrados em 2012-- e 1.371 pessoas feridas, o que corresponde a uma redução de 20% diante dos 1.721 feriado do ano passado.
Além disso, foram feitos 40.531 testes do bafômetro. Com isso, a polícia retirou de circulação 992 condutores que dirigiam sob influência de álcool, dos quais 332 foram presos por crime de trânsito.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a redução nos número de acidentes, mortes e feridos ocorre devido a intensificação da fiscalização nos 40 pontos considerados mais críticos. Ao término da operação desse feriado, o órgão pôde identificar novos pontos que deverão ter reforço na fiscalização nos próximos feriados.
O Estado de Minas foi o que concentrou o maior número de acidentes e de mortos. O Estado também é o que tem a maior extensão de rodovias federais.
No caso dos acidentes, os Estados com maiores índices fora Minas (348); Paraná (281); Santa Catarina (270); Rio e Rio Grande do Sul (193). Já o ranking de mais óbitos foi: Minas (23), seguido por Rio (12), Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná (7).
Os Estados que mais reduziram o número de mortos foram Santa Catarina (de 11 para 1), Pernambuco (11 para 3) e Paraná (de 17 para 7).
SÃO PAULO
As estradas estaduais de São Paulo também registraram queda no número de acidentes e mortes no feriado. No caso dos acidentes a redução foi de 1.035 para 867. Já as mortes caíram de 42, registrados no ano passado, para 22 neste ano.
Durante os quatro dias, houve 16.528 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, principalmente por imprudência ao volante. Foram lavradas 442 autuações a motoristas que dirigiram sob o efeito de álcool --38,13% a mais que o mesmo período de 2012.
Fonte: Folha de S. Paulo - Cotidiano
Comentário: Como em todos os feriados e datas comemorativas, o número de acidentes é grande. O número de vítimas abaixou, mas ainda é preciso maior conscientização das pessoas para melhorar ainda mais.
Comentário: Como em todos os feriados e datas comemorativas, o número de acidentes é grande. O número de vítimas abaixou, mas ainda é preciso maior conscientização das pessoas para melhorar ainda mais.
Por Thaís Raposo dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário