Com imaginação e talento, tubos de PVC viram uma harpa, caixas de madeiras revestidas com fita adesiva fazem o som de um instrumento de percussão, pedaços de bambu, vassoura, latas e uma colher se transformam em um afinado violino. Todo ruído é um som importante para compor a orquestra onde os músicos são crianças de escolas públicas e os instrumentos são feitos 100% de material reciclável.
Quatro mil alunos do ensino fundamental de 101 escolas públicas do Brasil vão participar do projeto "Reciclar é show" que prevê ensinar música e a importância da reciclagem ao mesmo tempo. As escolas participantes não contam com nenhum projeto sobre música na grade curricular e foram escolhidas a partir de reuniões com as secretarias de educação de dez cidades.
Entre maio e agosto, os estudantes vão atuar em oficinas para aprender a confeccionar e manusear os instrumentos, além de ter noções básicas de regência, arranjo e leitura musical.
Além das atividades musicais, os alunos participantes do programa também serão incentivados a arrecadar embalagens laminadas, como de sucos em pó, barras de cereais, sopas, entre outros, que serão reciclados e transformados em resina plástica. Esta matéria-prima será utilizada na produção de cerca de 40 mil flautas que serão utilizadas pelos alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário