terça-feira, 14 de maio de 2013

Jornalista palestino é condenado à prisão por ofensa a Abbas


Um tribunal palestino condenou um jornalista local a um ano de prisão, na quinta-feira, por causa de uma foto postada no Facebook que foi considerada ofensiva ao presidente Mahmoud Abbas.
A decisão contra Mamdouh Hamamreh, que trabalha para o canal de TV al-Qud em Belém, é a segunda do tipo neste ano, em que palestinos receberam penas de prisão devido a caricaturas do presidente.
Jornalistas e fiscais da mídia, dizendo que Hamamreh havia sido apenas "marcado" na foto e não a havia criado, criticaram a decisão e as restrições à liberdade de imprensa impostas pela Autoridade Palestina, apoiada pelo Ocidente.
A imagem ofensiva justapôs a imagem de Abbas ao lado de um homem com aparência semelhante que faz o papel de um colaborador das forças coloniais francesas em um antigo drama de televisão sírio.
"Eles se assemelham em tudo", dizia a legenda.
Muitos palestinos veem Abbas como conciliador demais com Israel e se ressentem com a coordenação entre forças de segurança israelenses e palestinas supervisionadas por Abbas.
Grupos defensores dos direitos palestinos criticaram a decisão.
"(Hamamreh) nem sequer publicou a imagem. Quando as imagens online são criminalizadas, é uma grave violação de direitos de expressão fundamentais", disse Riham Abu Aita, do Centro Palestino para Desenvolvimento e Liberdade de Imprensa.
"Esta questão é entre o promotor e o tribunal, e o presidente não tem nada a ver com o processo", afirmou o assessor jurídico de Abbas, Hassan al-Ouri, à Reuters sobre o caso Hamamreh.
Um tribunal na cidade de Nablus, norte da Cisjordânia, condenou em fevereiro um homem a um ano de prisão por criar uma imagem de Abbas em que o fez parecer um jogador de futebol, e colocou o título "o novo atacante do Real Madrid".
Anas Awad, 26 anos, negou que tivesse a intenção de ofender e o presidente rapidamente o perdoou.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,jornalista-palestino-e-condenado-a-prisao-por-ofensa-a-abbas,1014475,0.htm

Comentário: Ao vermos notícias como esta percebemos que a liberdade de expressão ainda precisa ser construída em muitos pontos do mundo. Culturas e governos autoritaristas tornam o trabalho da imprensa e a criação e expressão de opinião pessoal da sociedade cada vez mais difícil.

Giovanna Arruda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário