terça-feira, 14 de maio de 2013

Um motorista é multado por hora na cidade de SP por desrespeitar ciclista


Um motorista é multado a cada hora, em média, por desrespeitar ciclistas na cidade de São Paulo, revelam dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O programa lançado pelo órgão de trânsito para proteger as pessoas que andam de bicicleta na capital completa hoje um ano. A medida consistiu, basicamente, em ampliar a fiscalização de infrações que põem ciclistas em risco. Até o fim de março - o dado mais atual -, foram aplicadas 8.844 multas para condutores que não deram preferência às bikes.
Agentes de trânsito passaram a priorizar infrações previstas em três artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): 169, 197 e 220. A primeira trata de dirigir "sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança". A outra versa sobre o ato de deslocar o veículo para a faixa mais à direita no instante de manobrá-lo. Por fim, está a não reduzir a velocidade antes de ultrapassar um ciclista.
São maneiras de dirigir que, no entendimento da CET, podem favorecer acidentes envolvendo quem está de bicicleta. Mas o enquadramento que trata diretamente da segurança dos ciclistas, anotado no artigo 220, só rendeu 19 multas.
Convívio. Quem anda de bike nas vias paulistanas destaca que o trânsito se tornou um pouco mais simpático aos ciclistas desde o aumento da fiscalização. Para a cicloativista Aline Cavalcante, de 27 anos, que há cinco pedala diariamente em São Paulo, outros fatores além da maior rigidez do monitoramento das vias estão por trás da mudança de atitude dos motoristas. "Creio que isso é o reflexo de várias coisas, como o aumento do número de pessoas usando as bicicletas e o fato de mais motoristas estarem andando nas ciclofaixas de lazer." Ela suspeita que, assim, velhos preconceitos sobre a locomoção por bikes têm caído por terra. "Nunca mais escutei coisas como 'Vai pedalar no parque'."
O cicloativista João Guilherme Lacerda, de 32 anos, concorda. "Incentivar as pessoas a circular mais de bicicleta é a melhor maneira de melhorar a segurança dos ciclistas", afirma ele, acrescentando que estatísticas internacionais mostram que, quanto maior o uso de bikes, menor é a quantidade de mortes de ciclistas nas ruas.
Um balanço das mortes de trânsito divulgado na semana passada pela CET revela que dois ciclistas morreram atropelados em janeiro e fevereiro na cidade de São Paulo. No ano passado, quando foram registradas 52 mortes, a taxa era maior - de 4 ciclistas por mês.
Fonte: Estadão
Comentário: O incentivo ao uso de bicicletas para a locomoção em São Paulo é algo de extrema importância para o trânsito e o ar da cidade, mas é preciso primeiramente garantir a segurança dos ciclistas. Essa segurança só é alcançada com a reeducação dos motoristas, para que estes se conscientizem dessa parte da população que se locomove pelas ruas da cidade. Fiscalização, infraestrutura e incentivo ao uso de bicicletas são a base para que haja segurança para todos.

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