terça-feira, 14 de maio de 2013

Crimes e contradição do Bom Retiro


Convidado pelo grupo Teatro da Vertigem para cuidar da dramaturgia do espetáculo Bom Retiro 958 metros, o escritor e tradutor Joca Reiners Terron passou a viver a rotina do bairro. Logo, surgiu a ideia de um romance que se concretizou em A Tristeza Extraordinária do Leopardo-das-Neves (Companhia das Letras), cujo lançamento ocorre hoje à noite.
Trata-se de um belo e bem articulado romance com um tom que oscila entre o social e o mistério - uma estranha figura, que habita um casarão do bairro, sai raramente (e apenas à noite), vestindo galochas e uma capa de chuva vermelha. Suas intenções não são sabidas, assim como sua idade real.
Em torno disso, Terron apresenta personagens (como um taxista fã de música clássica, um escrivão insone que trata do pai doente, uma bióloga com pretensões televisivas) cuja trajetória ajuda a contar a história de um bairro marcado por gerações de judeus, coreanos e bolivianos.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,crimes-e-contradicao-do-bom-retiro,1031587,0.htm

Comentário: É sempre interessante encontrar a cidade em meio as páginas de um livro, ler sobre ruas onde passa, lugares do dia a dia só que sob um prisma determinado do autor nos faz refletir e passar a perceber as coisas daquela região de maneira diferente a partir de então.

Giovanna Arruda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário