terça-feira, 14 de maio de 2013

Rússia expulsa diplomata americano


A Rússia declarou, nesta terça-feira, 14, o diplomata norte-americano Ryan C. Fogle "persona non grata" e ordenou sua saída imediata do país. Fogle foi detido pelas autoridades russas sob acusação de espionagem. Segundo Moscou, as ações do diplomata são uma reminiscência da Guerra Fria.

"Ações provocativas como essas no espírito da Guerra Fria não promoverão de forma alguma o fortalecimento da confiança mútua", disse o Ministério de Relações Exteriores depois de a agência de segurança russa ter informado que flagrou Fogle, funcionário da CIA, tentando recrutar um agente russo para passar informações a Washington. O ministério disse que Fogle deve retornar aos Estados Unidos "o mais rápido possível".

O Serviço Federal de Segurança disse que Fogle, terceiro secretário da embaixada dos EUA em Moscou, foi detido durante a madrugada com um "equipamento técnico especial", um disfarce, uma grande quantia em dinheiro e instruções para recrutar seu alvo. O embaixador norte-americano Michael McFaul foi convocado mais cedo pela chancelaria russa para prestar explicações.

Fonte: http://goo.gl/V1Nax

Comentário: a Rússia deixou bem claro com  as imagens divulgadas pela televisão do país que há um propósito político por trás da detenção de Fogle. A descoberta de espiões é muito frequente, porém não é comum que se faça todo esse escândalo ao redor do caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário