sexta-feira, 10 de maio de 2013

Petições virtuais crescem no Brasil

A petições agora são assinadas pela internet, por ser muito mais rápido e fácil as pessoas preferem divulgar sua causa pela rede virtual. Os números de abaixo-assinados virtuais ultrapassaram as de outros países como França, Espanha e Estados Unidos.
Plataforma de petições Avaaz.

As petições online não têm o reconhecimento oficial, previsto por lei, como nos abaixo-assinados tradicionais permitindo que sejam submetidos à apreciação de instâncias do Legislativo.

O grande problema é falta de uma documentação que possa certificar a veracidade daquela assinatura, pois um clique não é reconhecido por lei. A impossibilidade de garantir a autenticidade e a ocorrência de duplicidade das assinaturas é outro fator negativo. Uma maneira de para evitar fraudes seria a emissão de um certificado digital. 

Algumas pessoas criticam essa nova maneira de petição, alegando que estamos perdendo o tradicionalismo.

Comentário

A internet se torna cada vez mais acessível no Brasil, possibilitando grandes mobilizações virtuais, isso acaba ajudando, por ser uma ferramenta rápida e de grande divulgação. Para chegar em outros estados do Brasil fica muito mais fácil do que enviar uma petição tradicional. Mesmo tendo alguns problemas de verificação de assinaturas e fraudes, essa nova plataforma é uma grande forma de ajudar a população em seus protestos.

Michael Taguchi




Nenhum comentário:

Postar um comentário