terça-feira, 14 de maio de 2013

Igrejas de São Paulo poderão ser visitadas na internet


O Google está fotografando o interior das igrejas católicas paulistanas com a mesma tecnologia do Street View. Até agora já foram realizadas imagens da Catedral da Sé e da Igreja da Consolação – oEstado apurou que há intenção de registrar cerca de 15 templos, todos de importância cultural, artística e histórica.
Entusiasta das novas tecnologias – ele atualiza frequentemente sua conta no Twitter, por exemplo – o cardeal arcebispo de São Paulo d. Odilo Scherer demonstra otimismo com fato de as igrejas paulistanas, em breve, poderem ser “visitadas” virtualmente. “Meu apoio a esse trabalho foi imediato, porque me parece algo bem interessante para que as pessoas possam conhecer melhor também o patrimônio religioso que temos na cidade de São Paulo”, justifica-se ele, que autorizou que as fotografias fossem realizadas na Sé e na Consolação como “iniciativa piloto” e afirma que “nada impede que a autorização se estenda para as demais igrejas” sob sua jurisdição. “Temos muitas igrejas bonitas e de valor artístico na cidade”, comenta o arcebispo.
“A Igreja tem grande apreço às novas mídias e vê a necessidade de estar presente nelas”, diz o religioso. “Quando esta ferramenta estiver no ar, as pessoas do mundo inteiro vão poder conhecer as igrejas paulistanas. A visitação eletrônica também vai se tornar um hábito e quem não conhece São Paulo vai poder se encantar com a beleza de nossas igrejas.”
A empresa de tecnologia se recusou a dar mais informações sobre o projeto. Por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa, limitou-se a afirmar que está “sempre trabalhando em vários projetos”, mas, no momento, não há “nenhum anúncio para fazer.”
Patrimônio. Mais importante igreja católica de São Paulo, a Catedral da Sé começou a ser erguida em 1913 – mas só seria inaugurada em 1954, durante as comemorações do IV Centenário da cidade. Tem 111 metros de comprimento, 46 de largura e duas torres com 92 metros de altura. De estilo neogótico, foi projetada pelo engenheiro e arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl (1861-1916). Em seu acabamento, foram utilizadas 800 toneladas de mármore. Em seu interior, chama a atenção o imenso órgão de 12 mil tubos.
Obra do mesmo arquiteto Hehl, a Igreja Nossa Senhora da Consolação começou a ser erguida em 1909. Em seu interior, o altar-mor, importado de Paris, destaca-se pela beleza. A igreja guarda várias pinturas relevantes para a Arte brasileira, como as seis obras de Benedito Calixto (1853-1927) e as telas A NatividadeApresentação do Senhor e Visita de Santa Isabel, de Oscar Pereira da Silva (1865 ou 1867-1939).
PARA LEMBRAR
Em 2011, o Google lançou o Art Project, um site que permite que o internauta visite virtualmente museus de todo o mundo. No lançamento, havia 17 instituições catalogadas – de 11 cidades diferentes. Entre eles, a National Gallery de Londres, o Museum of Modern Art, de Nova York, e o Museo Reina Sofia, de Madrid. Hoje há dezenas de outros acervos disponíveis. Além de permitir que o internauta passeio pelos museus, o Google disponibiliza algumas obras em “super resolução”, propiciando que sejam vistos detalhes que são difíceis de ser percebidos a olho nu.
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/edison-veiga/2013/05/14/igrejas-de-sao-paulo-poderao-ser-visitadas-na-web/

Comentário: As igrejas da capital paulista não são só marcos arquitetônicos, como, históricos e artísticos e fato de podermos vê-las por dentro pela internet dá as pessoas acesso a todas essas informações. A visualização de igrejas históricas como essas com estilos que abrangem como o gótico até afrescos é tão importante quanto o acesso online a museus.

Giovanna Arruda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário